Open Finance Brasil

Cooperativas de Crédito reafirmam sua presença no
conselho do Open Finance Brasil

Representantes do cooperativismo de crédito são eleitos para o Conselho do Open Finance, reforçando a inclusão e inovação financeira

O cooperativismo de crédito conquistou uma vez mais seu espaço de destaque no Sistema Financeiro Nacional (SFN), ao garantir um assento no Conselho de Administração do Open Finance Brasil. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral realizada em 5 de dezembro, consolidando o papel do setor na evolução do SFN. Os representantes eleitos foram Márcio Alexandre de Macedo Rodrigues, superintendente de Governança de TI, Segurança e Inovação do Sicoob, como conselheiro titular, e Vitor Hugo da Silva Dantas de Moraes, superintendente de Produtos do Sicredi, como suplente. Juntos, eles ocuparão uma das 8 cadeiras disponíveis, garantindo a presença do cooperativismo no conselho.

Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, destacou que essa conquista representa o reconhecimento da relevância das cooperativas de crédito no fortalecimento da inclusão financeira e na promoção de um mercado mais acessível e competitivo. “As cooperativas de crédito têm um papel fundamental no Open Finance. Ao estarmos no Conselho, temos a chance de influenciar políticas que impactarão milhões de brasileiros, reafirmando nosso compromisso com soluções financeiras mais justas e alinhadas às necessidades da população”, afirmou Zanella.

O Open Finance Brasil, regulamentado pelo Banco Central, é uma evolução do Open Banking, ampliando o compartilhamento de dados e serviços financeiros, como contas e crédito, além de seguros, previdência, câmbio, investimentos e pagamentos. Com cerca de 37 milhões de consentimentos únicos já registrados, o Open Finance está modificando a relação entre consumidores e instituições financeiras, promovendo maior transparência, inovação e personalização dos serviços.

Implementado desde 2021, o Open Finance Brasil é considerado um dos sistemas mais avançados do mundo. Ele busca criar um ecossistema financeiro mais integrado e dinâmico, mantendo altos padrões de segurança cibernética e proteção de dados. Os consumidores têm total controle sobre o compartilhamento de suas informações, podendo autorizar, restringir ou revogar o acesso a qualquer momento.

A estrutura definitiva do Open Finance, que entrará em vigor em janeiro de 2025, foi feita especificamente para aprimorar ainda mais sua governança e fortalecer seu papel no sistema financeiro brasileiro. A nova composição do Conselho de Administração reflete essa evolução, incluindo representações de diversas entidades do setor financeiro, como bancos, instituições de pagamento, seguradoras e cooperativas de crédito. “A participação de Márcio Rodrigues e Vitor Hugo no conselho reforça a missão do cooperativismo de crédito de democratizar o acesso a soluções financeiras e desenvolver um ecossistema mais integrado.

Fonte: OCB – Sistema OCB